BLOG

Home > Blog > FOMENTO COMERCIAL > Quais tipos de empresas mais utilizam…
FOMENTO COMERCIAL

Quais tipos de empresas mais utilizam os serviços de factoring?

Toda empresa pode utilizar os serviços de factoring, entretanto, existem empresas de determinados segmentos que acabam usando mais esse tipo de serviço, seja por cultura, por fluxo de caixa ou por necessidade.

Neste artigo abordaremos mais sobre quem são essas empresas e quais serviços elas mais utilizam de uma factoring.

O que é uma Factoring?

Factoring basicamente é uma atividade comercial que oferece de prestação de serviços à compra de ativos financeiros, possibilitando que à empresa fomentada venda os seus créditos, gerado por suas vendas à prazo. Assim a empresa poderá optar por um recebimento imediato desses créditos futuros, e uma vez que esse dinheiro esteja em caixa ela aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza.

A Factoring também pode prestar alguns serviços para a empresa – cliente, como em áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender.

Algumas Factoring tercerizam a cobrança com empresas de recuperação de ativos assim ela foca apenas em conseguir novos clientes e a recuperação dos ativos para a factoring fica com a terceirizada.

Quais serviços de factoring são mais utilizados pelas empresas?

 A compra e venda de créditos e direitos de maneira geral são os serviços de factoring mais utilizados pelas empresas, entretanto, existem variáveis para esses serviços.

Convencional

Como o próprio nome já diz modelo convencional  é o serviço tradicional da factoring, um serviço que se restringe apenas à compra e venda de créditos e direitos, estabelecidos em contrato pré-determinado de fomento mercantil, garantindo os direitos do cliente, sem a caracterização de agiotagem, – como citado anteriormente, – o que é uma atividade ilícita.

Maturity

Já o serviço de factoring Maturity possibilita a empresa além de realizar a venda de direitos e créditos pendentes, utilizar serviços de administração onde a factoring administra as contas a receber e a pagar para a empresa, além disso ela poderá contratar todo o suporte para que a sua gestão empresarial esteja realmente em dia.

Exportação

Já o serviço de exportação feito para empresas que trabalham com importação e exportação, conta com o serviço de factoring para intermediar o serviço, a compra e venda entre a empresa e os países.

Matéria-Prima

Já nesse serviço, a empresa poderá pedir  que a Factoring realize a aquisição de toda a – ou parte da – matéria-prima necessária para a produção dos materiais para comércio dos clientes, e é recompensada pela receita gerada na venda dos mesmos.

Quais tipos de empresas mais buscam os serviços de factoring? 

Segundo um estudo da Serasa Experian, 67% das empresas que utilizam os serviços de factoring são do comércio (empresas de distribuição de alimentos, construção e bens duráveis e semiduráveis).

Em seguida com 19% são as indústrias e com 13% as empresas prestadoras de serviços.

Conclusão

Cada tipo de serviço tem seu ranking de empresas que mais os buscam, é importante lembrar que para uma factoring conseguir mais clientes o sucesso está na divulgação dos seus serviços, além disso existem factoring que se especializam para determinados tipos de segmentos, outras por região, por volume financeiro e etc… essas são decisões de negócio que assim como qualquer empresa requer pesquisas e um plano de ação, se você pretende abrir uma factoring saiba que a Cobrafac oferece serviços para Factoring, Securitizadora, FIDC e ESC, ajudando desde da abertura da empresa até na recuperação de ativos assumindo o setor de cobrança da Factoring integral ou parcial. Para saber mais acesse nossos serviços.

Siga-nos nas redes sociais: Instagram , Linkedin e Facebook

Assine nossa newsletter e não perca nada!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

Mais em Cobrafac

Indicadores de cobrança para sua empresa do fomento.

5 gatilhos mentais para usar na cobrança

Vale a pena terceirizar cobrança de minha Factoring, Securitizadora, FIDC ou ESC?

Sua factoring está conseguindo recuperar os recebíveis?

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *