BLOG

Home > Blog > EMPRESAS E NEGÓCIOS > 5 dicas para reinventar a sua empresa…
EMPRESAS E NEGÓCIOS

5 dicas para reinventar a sua empresa pós-covid.

Por Yargo Linhares

O ano de 2020 entrou para história e será retratado como um ano de muitos desafios para todo o planeta, entretanto, são dos desafios que surgem as oportunidades, é no agora que surgem as novas Top of Mind, as novas líderes do mercado novo.

Neste artigo, abordaremos dicas para reinventar a sua empresa pós-covid e aproveitar essa onda, afinal, no mundo dos negócios ou você surfa a onda ou ela te engole.

Quem estuda o comportamento do consumidor sabe o quanto ele vem mudando nos últimos anos, o ser humano evoluiu e o seu comportamento está cada vez mais crítico e exigente, a tecnologia trouxe uma nova maneira de se viver e de consumir conteúdo, e a informação que antes era “restrita” e “seletiva” agora está na palma de nossas mãos.

Assim como a onda da tecnologia mudou o comportamento do consumidor, a “onda Covid” também está mudando, ou no mínimo acelerando uma mudança que já iria acontecer. É necessário entender esse novo comportamento e aprender como falar com esse novo consumidor.

O novo mundo

A Pandemia do Covid nos obrigou a desacelerar, grandes capitais como São Paulo, conhecida como a cidade que nunca dorme, teve que dormir, e é desse breve cochilo que muitas empresas nunca mais acordarão, em contra partida, aquelas que já estavam na transformação digital souberam tirar de letra o distanciamento social.

Mais do que nunca precisamos reinventar os nossos negócios e estar antenados com as novidades tecnológicas. Em meio à pandemia, o lucro da Zoom empresa de serviços de videoconferência, cresce mais de 1.000%, somando US$ 27,1 milhões no primeiro trimestre, segundo a reportagem da Globo economia. Já a Positivo, empresa brasileira de tecnologia vem apostando desde os meados de 2019 na Internet das coisas (IOT). Não podemos esquecer do famoso Delivery, e nem estamos falando só do Ifood, afinal, farmácias e supermercados estão sendo obrigados a “acelerar no tempo” mergulhando de cabeça na transformação digital para se adaptarem ao novo consumidor.

Surfe a onda 

No meio de tudo isso, você empresário deve estar se perguntando como reinventar o seu negócio e surfar essa nova onda, separamos algumas dicas para ajudar a reinventar a empresa pós-covid.

1 – Aposte no Marketing Digital

A internet já vem sendo a maior fonte de lucro de vários negócios, e por mais que pareça obvio ela pode ser a salvação do seu negócio. Entretanto, estar na internet e fazer marketing digital são duas coisas diferentes, procure um especialista em marketing digital para lhe ajudar com um plano de comunicação e estratégias para o seu negócio, lembrando que não existe uma receita de bolo, e toda ideia é válida para ser testada, investir na internet é ter a possibilidade de monitorar 100% do seu investimento, então se testar uma ideia e não funcionar, parta para a próxima.

2 – Produza conteúdo

O novo consumidor não vai comprar nada na sua mão se você não der algo de valor em troca, mais do que nunca você precisa posicionar a sua marca como autoridade no segmento em que você atua, então se a sua empresa ainda não tem um blog, um canal no youtube ou um podcast, corre que ainda dá tempo.

3 – Busque alternativas para seu produto ou serviço

Para reinventar a sua empresa pós-covid é necessário pensar em alternativas para seu produto ou serviço. Se você é uma loja de roupa, pode criar uma ação onde um delivery leva 3 looks para a cliente experimentar, se você é um buffet pode investir em aulas de culinária ou até entrar no Ifood e vender pratos de comida e se você atua com o Fomento Comercial, pode flexibilizar o percentual de deságio para seus clientes com títulos devidamente confirmados.

4 – Invista nos seus colaboradores

Somos todos seres humanos e em momentos como esse passamos por inseguranças e incertezas. O apoio da empresa é fundamental, investindo em um curso/treinamento, tecnologias para facilitar o trabalho de seu time, ou até mesmo um bombom com um cartãozinho escrito “estamos com você e isso vai passar”, pode ser o propulsor para transmitir a tranquilidade que ele precisa deixando-o focado no que realmente importa.

5 – Invista em tecnologia

Falamos acima de como a Positivo está se empenhando para trazer tecnologia para seus produtos, a famosa internet das coisas chegou no Brasil e a pandemia só está acelerando tudo isso. Assistentes virtuais como o Google Next ou o Echo Dot com a Alexa, da Amazon estão sendo vendidos como água, e isso é uma baita oportunidade de negócios.

Essa nova tecnologia permite controlar vários equipamentos, as Casas inteligentes não são mais o futuro e sim o presente, e nesse sentido a sua empresa tem várias oportunidades de se reinventar seja usando essa tecnologia para facilitar o dia a dia na empresa, ou seja produzindo aplicativos/skills que se conectam o seu negócio com os assistentes.

A tendência é que toda casa tenha pelo menos 1 assistente virtual, e que fazer pesquisas, ouvir músicas, notícias e até fazer compras por comando de voz seja a nossa nova rotina. Então, pense grande, e esteja onde o seu cliente está e principalmente onde ele estará.

E ai, está pronto para reinventar a sua empresa pós-covid?

Esperamos que esse artigo seja um incentivo para o começo de suas pesquisas para se atualizar e inovar o seu negócio, e principalmente, de ter aberto a sua mente para que sua empresa Surfe a onda ao invés de se afogar.

A Cobrafac busca sempre se atualizar e está conectada com a tecnologia e usamos a inovação para atender os nossos clientes com um serviço de qualidade. Continue acompanhando o nosso blog, semanalmente postamos artigos sobre Factoring, Securitizadoras, Fidc, Esc, Fomento comercial e Business.

Assine nossa newsletter e não perca nada!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

Mais em Cobrafac

A cobrança na pandemia

Após um ano difícil para as empresas, fomento comercial tende a crescer em 2021.

Quais tipos de empresas mais utilizam os serviços de factoring?

Gestão de negócios em tempos de pandemia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *