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COBRANÇA

3 erros cometidos na hora de recuperar ativos

Por Yargo Linhares

Se você é uma Factoring, uma Securitizadora, um FIDC ou uma ESC esse é o blog certo para você! A Cobrafac é especialista em cobrança de ativos, se sua empresa não está conseguindo recuperar os ativos você tem duas soluções, aprender com a gente ou terceirizar a cobrança de sua carteira de ativos para que os nossos especialistas recuperem para você!

Recuperar ativos não é uma tarefa fácil é preciso técnicas corretas na hora de negociar com o devedor. Neste artigo, separamos 3 dicas fundamentais na hora de cobrar um ativo para a sua Factoring, Securitizadora, FIDC ou ESC.

1 – Não deixe de estudar o cenário antes de ligar.

Quando trabalhamos com uma grande escala de cobrança e com a pressão de meta do setor para recuperar ativos, muita das vezes ligamos no automático. Uma cobrança de qualidade não é quantitativa e sim qualitativa, é melhor ligar para dez contatos e recuperar de cinco, do que ligar para cem contatos e recuperar de apenas um. Estudar o cenário da dívida é fundamental para sua munição de argumentos e possibilidades de negociações.

2 – Use corretamente o tom e voz da marca

Um setor de cobrança precisa estar alinhado quanto a sua Persona e quanto ao Tom e Voz da sua empresa, uma cobrança nunca pode ser em tom de cobrança, ameaça, coação e ou agressividade, todos precisam estar na mesma página com uma comunicação clara, empática e que transmita valores da marca, afinal, esse tom e voz é desenvolvido para que o diálogo seja claro e cumpra com o objetivo final. Tenha sempre empatia se colocando no lugar do devedor, escute-o e apresente a melhor negociação. Quando você escuta e ele sente que está sendo ajudado as chances do pagamento da dívida é muito maior.

3 – Não observar o horário e não perguntar qual a melhor forma de se falarem

Muitas das vezes o devedor quer pagar, mas precisa de uma negociação que ele possa cumprir, é o papel do setor de cobrança levar opções para ele, para que isso seja feito o devedor precisa conversar com um atendente, então não adianta ligar para ele em horários errados, ou utilizar meios de comunicação que ele não goste, então ligar e perguntar qual o melhor horário para acharem uma solução de negociação juntos e por onde ele quer conversar (telefone, whatsapp, e-mail, e etc.) é a melhor forma para você criar uma conexão com essa pessoa e de fato negociar o pagamento da dívida.

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Lembre-se, é sempre importante estar atualizado sobre as leis que envolvem a cobrança, gatilhos mentais e estratégias, criar alternativas para dar munição para sua equipe de cobrança. Além de incentivar a cobrança qualitativa ao invés de criar metas irreais que irá mais atrapalhar do que incentivar seu time.

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