Se você trabalha numa empresa de fomento comercial em um setor de cobrança sabe o quão importante é a organização do setor. Nesse artigo, separamos algumas dicas organizacionais para ajudar a sua empresa.
A cobrança no fomento comercial é uma das mais se não a mais complexa de todo mercado, por isso, é necessário entender como funciona todo o cenário de cobrança para criar um plano organizacional.
Uma cobrança é feita por 30% de análise, 40% de ligações e tentativas de contato e 30% de pós negociação tendo em consideração avisos, lembretes e renegociação;
Quando se trata de analisar o cenário da cobrança o primeiro passo é entender quem você está cobrando, defina os perfis de devedor que sua empresa tem e os organize dentro do seu sistema, você pode criar tags para cada tipo, assim poderá fazer ações de cobrança por e-mail ou whatsapp através de uma automação por tags.
Defina quais são as prioridades e aplicar medidas de cobrança de acordo com o estágio de cada devedor. Ex: Uma lista de devedores que já estão em negociação, outra para aqueles que estão com débito de 1 a 3 meses, outra para de 3 a 6 meses, e assim por diante, as possibilidades são inúmeras.
Vivemos na transformação digital, e aquelas empresas que não se atualizam ficam para trás, o mesmo serve para os setores de cobrança, hoje existem milhares de programas e plataformas para automatizar a sua cobrança, isso é indispensável! Uma vez que seu especialista já entrou em contato e já fez uma negociação, nada mais justo que um robo continuar o atendimento enviando lembretes de pagamento pré-programados, ou até cobrando uma atraso. As possibilidades são inúmeras, mas atenção, engana-se quem acha que um robo pode fazer todo o trabalho da cobrança, ele é sim indispensável, mas não como a primeira opção e sim como um apoio ao profissional de cobrança. O contato humano nas ligações e negociações é extremamente importante para o sucesso do seu setor.
Com uma régua de cobrança automatizada, você consegue:
O setor de cobrança se assemelha muito com o setor comercial, uma vez que é necessário renegociações e atendimento com o devedor, dito isso, nada mais justo do que inserir um sistema de metas para seus profissionais, assim como bonificações pelo sucesso, analisar o desempenho de cada profissional e organizá-los por resultado fará com que você direcione os melhores desafios para cada um contribuindo com o desenvolvimento de cada profissional e consequentemente melhor o resultado para todo setor.
Quando falamos das possibilidades de terceirização da cobrança muita gente associa com fechamento do setor interno, demissões e coisas negativas. Mas engana-se quem acha que para terceirizar é necessário fazer tudo isso.
A terceirização pode ser parcial, seja para suprir um excesso de demandas ou para aquelas cobranças que o setor interno não está tendo êxito. Uma vez que você ameniza o montante de cobrança ambos os lados (setor interno e setor terceirizado) poderão dar os devidos focos a cada cliente.
Essas são algumas dicas para organizar o seu setor de cobrança, mas lembre-se cada empresa é de um jeito, e tudo pode e deve ser adaptado para a sua realidade.
Continue acompanhando o blog da Cobrafac para mais dicas e informações sobre cobrança e fomento comercial.
Deixe uma resposta