BLOG

Home > Blog > COBRANÇA > Como cobrar um cliente inadimplente…
COBRANÇA

Como cobrar um cliente inadimplente sem perdê-lo?

Controlar a inadimplência sem perder o cliente é um desafio que toda empresa de cobrança tem ou deveria de se preocupar. Afinal, “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Essa frase pertence a uma grande referência de marketing no mundo, Philip Kotler.

O setor de cobrança da empresa tem que ter essa frase como um mantra e levar isso bem a sério, a Cobrafac mesmo sendo uma empresa terceirizada tem esse mantra em seu DNA, aqui não estamos preocupados só com a recuperação de ativos e sim com que essa negociação seja amigável e mantendo o devedor como cliente de nossos clientes.

Pensando nisso, produzimos esse artigo para lhe ajudar com dicas para cobrar um inadimplente sem perdê-lo.

Dica 1: Conheça o devedor

É importante sempre na primeira tentativa de contato deixar claro que estamos aqui para ajudá-lo a negociar essa dívida da melhor forma possível incluindo o melhor meio e horário para ele.

A dica aqui é fazer perguntas fechadas como: O senhor pode falar agora ou prefere que entre em contato hoje a tarde?

Dica 2: Escute o devedor com empatia

É fundamental humanizar esse atendimento, então escute atentamente a história do devedor de forma empática sempre enfatizando que você entende o porquê dele não ter pago a dívida mas que ao mesmo tempo está aqui para ajudá-lo a negociar;

Dica 3: Construa a solução junto com o devedor.

É imprescindível que você crie um plano de pagamento junto ao devedor, se ele participar dessa decisão e entender que é a melhor opção para ambos lados, ele tende a criar um compromisso com você.

Dica 4: Faça com que ele também tenha empatia por você

As chances do devedor pagar a dívida porque ele se conectou com o(a) atendente e sabe que ela está apenas fazendo o trabalho dele(a) são maiores. Então no diálogo deixe isso claro, que você entender o lado dele mas que ele também precisa entender o seu, e que você quer ajudá-lo da melhor forma para ambos lados.

Dica 5: Nunca perca a compostura, nada de agressividade.

Um cliente inadimplente é muito delicado, e as chances dele desligar o telefone ou se comprometer em pagar apenas para terminar a cobrança são grandes, e aqui é necessário ter um bom jogo de cintura e interpretar o devedor. Em uma cobrança amigável não impede de você citar a lei ou os danos jurídicos que a empresa terá que tomar se a dívida não for quitada, o cuidado aqui é como falar isso, exemplo: “eu quero te ajudar pois eu entendi tudo que você passou e eu me coloco no seu lugar, mas ao mesmo tempo se não encontrarmos uma solução juntos teremos que liberar o seu caso para o setor de cobrança judicial e eu não quero fazer isso com você.

Gatilhos mentais na cobrança

Viu só como a cobrança amigável é importante para cobrar um cliente inadimplente sem perdê-lo? É claro que vai ter clientes que só vão pagar a base de cobrança jurídica, mas uma vez que você tentou a amigável e já criou um elo com pessoa as chances de manter um bom relacionamento ainda existem.

Continue acompanhando o blog da Cobrafac para mais dicas de cobrança e novidades sobre o fomento comercial.

Assine nossa newsletter e não perca nada!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

Mais em Cobrafac

A cobrança na pandemia

Após um ano difícil para as empresas, fomento comercial tende a crescer em 2021.

Quais tipos de empresas mais utilizam os serviços de factoring?

Gestão de negócios em tempos de pandemia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *