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Posso fazer a cobrança pelo whatsapp?

O whatsapp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil, uma plataforma tão utilizada como essa é uma excelente ferramenta para o setor de cobrança, mas afinal, é permitido fazer cobrança pelo whatsapp ? Entenda melhor neste artigo. 

É permitido a Cobrança pelo whatsapp?

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) autorizou em 2013 a cobrança por meio de redes sociais — grupo no qual o app whatsapp está inserido. Entretanto, poder usar a plataforma em seu setor não significa que pode ser feito como e quando você quer. 

Quando fazer cobrança pelo whatsapp

Assim como qualquer tipo de cobrança, a cobrança no whatsapp não pode ser realizada em qualquer horário do dia (consulte o horário  permitido para cobrança no seu estado), além disso a cobrança não pode constranger ou expor o devedor. Afinal, não são permitidas condutas abusivas, ameaçadoras e desrespeitosas.

O devedor gosta de ser cobrado pelo whatsapp?

Uma pesquisa desenvolvida pelo portal Mobile Time e pela Opinion Box aponta que 96% dos internautas utilizam o WhatsApp no Brasil, sendo que 93% desse público faz uso dele todos os dias. Outro dado importante é que 80% dos pequenos negócios apostam no aplicativo para negociar e se conectar com seus clientes. Além disso 71% dos usuários aprovam a troca de mensagens com a empresa para ter acesso a informações, tirar dúvidas e receber promoções.

De maneira geral, o brasileiro aceita bem o uso do whatsapp para falar com empresas, alguns até preferem que o contato seja por whatsapp, sendo assim usar o whatsapp na cobrança não só pode como deve.

Como fazer cobrança pelo WhatsApp?

O whatsapp pode ser uma excelente ferramenta para conseguir o contato com o devedor e negociar a dívida de forma amigável. Além disso, o whatsapp é uma forma de baixo custo de investimento para a cobrança visto que a plataforma é gratuita.

Dicas para fazer a cobrança pelo whatsapp:

  1. Verifique os dados do cliente: Nem todo mundo usa no mesmo número do celular de contato o whatsapp, sendo assim é fundamental que sua empresa verifique e tenha certeza que é o número do devedor. 
  2. Utilize o whatsapp em várias etapas do funil de cobrança: Toda cobrança tem seu cronograma, o uso do aplicativo pode ser feito em todas elas, ou seja, você pode usar o app para uma cobrança preventiva avisando ao devedor que a fatura vence em X dias, ou de forma de aviso quando houver o atraso de um pagamento, e até mesmo como um check list de etapa da negociação.
  3. Boas práticas de cobrança devem ser mantidas: Uma apresentação clara, a famosa empatia, o saber ouvir, dentre outras boas práticas de cobrança devem e precisam ser mantidas no aplicativo de mensagem. 
  4. Nem formal, muito menos informal: O whatsapp não deixa de ser uma rede social e é comum as empresas de cobrança se perderem no tom e voz quando a cobrança é feita pelo aplicativo, entretanto, a linguagem informal pode ser má interpretada e a última coisa que você vai querer é que a sua cobrança seja vexatória, sendo assim, utilize uma linguagem profissional. 

Conclusão

O whatsapp é uma excelente ferramenta para seu setor de cobrança, mas assim como a cobrança por telefone deve ser monitorada e seguir as boas práticas e gatilhos mentais como por exemplos as citadas acima neste artigo. A tecnologia veio para ficar e as empresas que não se adaptarem a transformação digital se perderam no meio do caminho. 

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