O whatsapp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil, uma plataforma tão utilizada como essa é uma excelente ferramenta para o setor de cobrança, mas afinal, é permitido fazer cobrança pelo whatsapp ? Entenda melhor neste artigo.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) autorizou em 2013 a cobrança por meio de redes sociais — grupo no qual o app whatsapp está inserido. Entretanto, poder usar a plataforma em seu setor não significa que pode ser feito como e quando você quer.
Assim como qualquer tipo de cobrança, a cobrança no whatsapp não pode ser realizada em qualquer horário do dia (consulte o horário permitido para cobrança no seu estado), além disso a cobrança não pode constranger ou expor o devedor. Afinal, não são permitidas condutas abusivas, ameaçadoras e desrespeitosas.
Uma pesquisa desenvolvida pelo portal Mobile Time e pela Opinion Box aponta que 96% dos internautas utilizam o WhatsApp no Brasil, sendo que 93% desse público faz uso dele todos os dias. Outro dado importante é que 80% dos pequenos negócios apostam no aplicativo para negociar e se conectar com seus clientes. Além disso 71% dos usuários aprovam a troca de mensagens com a empresa para ter acesso a informações, tirar dúvidas e receber promoções.
De maneira geral, o brasileiro aceita bem o uso do whatsapp para falar com empresas, alguns até preferem que o contato seja por whatsapp, sendo assim usar o whatsapp na cobrança não só pode como deve.
O whatsapp pode ser uma excelente ferramenta para conseguir o contato com o devedor e negociar a dívida de forma amigável. Além disso, o whatsapp é uma forma de baixo custo de investimento para a cobrança visto que a plataforma é gratuita.
O whatsapp é uma excelente ferramenta para seu setor de cobrança, mas assim como a cobrança por telefone deve ser monitorada e seguir as boas práticas e gatilhos mentais como por exemplos as citadas acima neste artigo. A tecnologia veio para ficar e as empresas que não se adaptarem a transformação digital se perderam no meio do caminho.
Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos do fomento e continue acompanhando o blog da Cobrafac para mais artigos sobre o fomento comercial, cobrança amigável e sobre o mundo dos negócios.
Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais conteúdos sobre o fomento comercial
Siga-nos nas redes sociais: Instagram , Linkedin e Facebook
Deixe uma resposta